Reconhecimento: Consª. Rosa Egídia recebe colar do mérito institucional do MPPA

Em comemoração pelo Dia Nacional do Ministério Público, celebrado todo 14 de dezembro, a conselheira Rosa Egídia, corregedora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), foi uma das cinco autoridades que receberam o colar do mérito institucional, honraria concedida pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A outorga ocorreu durante sessão solene realizada nesta segunda-feira, no auditório Nathanael Farias Leitão, do MPPA.

A homenagem é conferida tanto para os membros do MPPA, aposentados e na ativa, quanto para pessoas que tenham contribuído para o engrandecimento ou o aperfeiçoamento institucional do parquet ministerial.

Durante a abertura da cerimônia, o presidente do Colégio de Procuradores, procurador-geral de Justiça Gilberto Martins, lembrou os desafios que os intergantes do MPPA passaram na defesa dos direitos da sociedade durante a pandemia da Covid-19. Ele também reforçou o papel do Ministério Público ao celebrar o seu "Dia Nacional", homenageando às autoridades e integrantes do MPPA com colar do mérito institucional, a medalha do mérito institucional, o diploma de honra ao mérito e a entrega dos certificados à comissão julgadora.

Com o objetivo de evitar aglomeração, Gilberto Martins destacou que a cerimônia foi toda transmitida pelo canal do MPPA no “Youtube”. O procurador-geral de Justiça reiterou ainda que foram tomadas todas as medidas sanitárias para garantir a segurança das pessoas presentes ao auditório da instituição.

Homenageados

Em nome dos homenageados, o general de Exército Sérgio da Costa Negraes, comandante militar do Norte, agradeceu as honrarias recebidas. “O Ministério Público é uma valorosa instituição, independente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbida de defender a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais indisponíveis. Titular da ação penal, tem assegurado eficiente combate à corrupção e ao desvio dos recursos públicos”, destacou.

Presente ao evento, o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta, pontuou que a instituição tem de ser o resultado dos pensamentos dos seus integrantes. “E esses pensamentos, com certeza hoje repercutem no crescimento, na força, superação e orgulho de todos", disse.

Além da conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, corregedora do TCE-PA, e o comandante militar do Norte, também foram agraciados com o colar do mérito institucional, o desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior, membro do Conselho da Magistratura do TJ/PA; a promotora de Justiça e membro auxiliar da Ouvidoria Nacional do CNMP, Andréa Moura Santos Sampaio e o promotor de Justiça de Família de Belém, Claudomiro Lobato de Miranda.

Com informações da Ascom/MPPA e fotos de Marivaldo Pascoal e Erika Nunes.

MPPA 1

MPPA 2