Modernização do Parque Tecnológico: TCE adquire dispositivos do tipo SSD

Com o objetivo de atualizar computadores desktop que possuem apenas HDD (Hard Disk Drive), bem como na esteira da modernização do seu parque tecnológico, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) adquiriu, em 2020, dispositivos SSD (Solid State Drive), de 120 GB.

A ação teve como objetivo elevar o desempenho desses computadores para o aumento da produtividade dos servidores do tribunal.

A entrega dos dispositivos deve ocorrer até fevereiro próximop, momento em que os dispositivos serão instalados pela Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), nos computadores das unidades de trabalho do TCE-PA.

O que é SSD?

SSD (Unidade de Estado Sólido, em português) – É um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso que o HDD (Unidade de Disco Rígido, em português) convencional de computadores e notebooks. O componente é essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar a máquina até carregar programas. Além disso, o SSD não utiliza partes móveis, ou seja, não sofre com possíveis falhas mecânicas, já que não há nada se movimentando dentro deste dispositivo. Um SSD é um dos modos de dar um upgrade (melhora considerável) no computador.