TCE implanta Solução de Videoconferência

Como resultado da ação 7 do Plano de Gestão Complementar 2019-2021, o TCE implantou sua solução tecnológica de videoconferência, para apoiar a realização do trabalho em regime remoto, viabilizar a realização das sessões plenárias virtuais e julgamentos remotos de gestores públicos (sustentações orais), bem como possibilitar a transmissão de eventos diversos via internet.

Assim como o sistema de processo eletrônico (e-TCE), a solução de videoconferência implantada pelo TCE-PA é mais uma ferramenta que, dentre outros benefícios, contribui para a implementação do trabalho remoto, uma vez que ela possibilita a realização de reuniões à distância entre as equipes do Tribunal.

Além disso, a solução permite a realização de eventos, como lives, treinamentos, seminários, palestras e apresentações, que são transmitidos em tempo real, do TCE-PA para a internet e vice-versa.

Para a implantação da solução de videoconferência do TCE-PA, foram realizados os seguintes trabalhos:

Implantação de Softwares de Videoconferência:

Foram adquiridas duas licenças do software de videoconferência Zoom Meetings Professional, que vêm sendo utilizadas para transmitir as sessões plenárias virtuais, e possibilitar a realização de reuniões remotas por necessidade de trabalho do TCE-PA, especialmente no período em que o expediente presencial no Tribunal foi suspenso devido à pandemia de Covid-19.

 

Implantação de Equipamentos de Videoconferência:

 

Foram adquiridos diversos equipamentos de videoconferência como câmeras fixas, câmeras do tipo webcam, do tipo torre, além de microfones de mesa para utilização em salas de reunião.

As câmeras fixas foram instaladas nos seguintes ambientes: plenário, auditório, sala de reunião da Secretaria de Controle Externo (SECEX), sala de reunião da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), sala de treinamento da Escola de Contas e na nova sala de treinamento de informática, com o objetivo de permitir a captura de imagens da sessão plenária, de eventos ou de reuniões, utilizando-se dos equipamentos de videoconferência já posicionados nestes ambientes.

Plenário

Auditório

Sala de Reunião da SECEX

Sala de Reunião da SETIN

Sala de treinamento da ECAV

Já as câmeras móveis do tipo webcam e torre, além dos microfones de mesa, foram testados e colocados à disposição, sob demanda, de todos os servidores do Tribunal. Estes equipamentos foram encaminhados aos cuidados da Coordenadoria de Apoio ao Usuário, que ficou responsável pela instalação, remoção e gerenciamento destes equipamentos, sempre que solicitados por quaisquer usuários que necessitem dos mesmos.

Quanto à transmissão da sessão plenária ao vivo, foram ainda realizadas customizações no programa de transmissão e na forma de transmissão para permitir a inclusão de legendas customizadas com informações sobre o processo e o relator, dentre outras melhorias. Também foram feitos ajustes na infraestrutura de áudio do plenário para suportar a participação dos Conselheiros e dos Conselheiros Substitutos, presencialmente, em conjunto com os que estivessem em trabalho remoto.

Foram transmitidas, também, diversas lives através do canal do TCE-PA no YouTube, utilizando-se a infraestrutura de equipamentos e softwares de videoconferência adquiridos.

Resumo dos softwares e equipamentos de videoconferência adquiridos:

Tipo

Descrição

Quantidade

Software

Licença do software Zoom Meetings Professional

02

Equipamento

Câmera IP, resolução 2 megapixels

09

Equipamento

Câmera IP, resolução 4 megapixels

08

Equipamento

Switch 5 portas Fast Ethernet com 4 portas PoE

02

Equipamento

Câmera de vídeo conferência, full HD de 1080p (até 1920 x 1080 pixels) / 30 FPS;

10

Equipamento

Câmera de vídeo conferência, viva-voz duplex completo e integrado

03

Equipamento

Equipamento de audioconferência

03

O que é Videoconferência?

É uma tecnologia que permite, através de um sistema de áudio e vídeo, colocar em contato duas ou mais pessoas separadas geograficamente, dando a sensação de que os interlocutores estão no mesmo local.