Conversando com o Controle Interno: Inscrições abertas para a edição de 2021

Na manhã do dia 12 de abril, segunda-feira, será a abertura da edição 2021 do “Conversando com o Controle Interno” com a participação da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, e uma aula magna ministrada pela auditora de Controle Externo, Andréa Cavalcante. E na terça-feira, 13, o evento continua com o módulo “Conversa I: Fundamentos do Controle Interno”.      

O programa faz parte do Plano de Capacitação dos Jurisdicionados (PCJ), promovido pelo TCE-PA por meio da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV). E este ano, por conta da pandemia, a iniciativa, que acontecia presencialmente, precisou passar por adaptações. Uma delas foi a necessidade de se tornar virtual.

Para dar continuidade à capacitação técnica, o formato adotado foi o da “trilha de aprendizagem”, que é caracterizado pela disponibilização de várias palestras com transmissões ao vivo de acordo com o cronograma para 2021. Estão previstas 4 etapas que serão apresentadas ao longo do ano.

A plataforma escolhida para a realização do programa foi a Moodle, um software livre que permite criar ambientes virtuais de aprendizagem.

Proposto pelo conselheiro Nelson Teixeira Chaves, o “Conversando com o Controle Interno” foi instituído pela Resolução nº 17.775, de outubro de 2009. E tem como principal objetivo o aperfeiçoamento das tarefas e dos procedimentos realizados pelos responsáveis pelo controle interno dos órgãos jurisdicionados do TCE-PA.

Para participar é necessário fazer seu cadastro na plataforma Moodle do TCE-PA e ser servidor com atuação no controle interno dos órgãos jurisdicionados pelo tribunal. Caso o interessado não se enquadre nesse perfil, deve fazer o pedido à ECAV que irá analisar a possibilidade de participação no programa.

Ao final de cada etapa concluída, o aluno deverá responder um questionário de avaliação para que o certificado fique disponível.

Como nesta edição o evento será totalmente virtual, o servidor que não conseguir assistir às palestras ao vivo, poderá acessá-las posteriormente. O que possibilita uma maior flexibilidade de horário e oportuniza que o aluno tenha seu próprio ritmo de estudo, podendo adequá-lo às suas necessidades.

Resumo:

- O quê?

Abertura da edição 2021 do Conversando com o Controle Interno.

- Quando?

Dia 12/04:

9:00 - 9:30: Abertura

9:30 – 11:30: Aula Magna

Dia 13/04:

9:00 – 11:00: Conversa 1: Fundamentos do Controle Interno

- Onde?

Na plataforma Moodle do TCE-PA