Conselheiros do TCE-PA recebem Menção Honrosa na reinauguração do IEEP

No dia 15 de outubro, quando se celebrou o Dia do Professor, foi realizada a reinauguração do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), escola de referência na rede estadual de ensino e exemplar do patrimônio histórico do estado. Durante a cerimônia, personalidades que contribuíram com a educação paraense receberam uma Menção Honrosa em comemoração aos 70 anos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aos 150 anos do IEEP, e entre homenageados estavam ex-funcionários, ex-alunos, autoridades do Poderes Judiciário e Legislativo, membros de entidades ligadas à educação e conselheiros dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-PA) e dos Municípios (TCMPA).

Foram homenageados pelo trabalho no TCE-PA a Conselheira Presidente Lourdes Lima, no ato representada pela presidente em exercício, Conselheira Rosa Egídia Lopes, e os Conselheiros Nelson Chaves e Fernando Ribeiro. Mara Lúcia, presidente do TCMPA, também foi agraciada com a Menção Honrosa.

O projeto de revitalização foi executado pela Seduc, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prédio histórico conta com 15 salas restauradas e um salão nobre, incluindo salas de formação de professores e duas bibliotecas, sendo uma com acervo histórico. Já o prédio anexo tem cinco salas de aula, além de quadra poliesportiva coberta, biblioteca, laboratório multidisciplinar e de informática, sala de vídeo, salas para direção, secretaria e coordenação pedagógica, sala dos professores, sala de reuniões, arquivo, banheiros masculino e feminino, espaço de recreio coberto, espaços de convivência e equipamentos de acessibilidade a pessoas com deficiência (PcDs).

O evento contou com uma visita dos convidados aos espaços restaurados, seguida solenidade no salão nobre do IEEP, onde também foi instalado o “Memorial da Educação”, com painéis que narram a história do prédio do IEEP e dos fatos marcantes da história da educação no Pará, incluindo suas personalidades de destaque. “Esta escola representa muito para a história do nosso estado. Ela data de 1871 e é a segunda mais antiga do Pará, atrás apenas do Colégio Estadual Paes de Carvalho, por isso, com essa revitalização, o Pará resgata a sua memória”, destacou o governador Helder Barbalho durante a solenidade.

Texto: Esperança Bessa (Ascom TCE-PA), com informações de Agência Pará

Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA) e Bruno Cecim (Agência Pará)

ieep 18 10 bruno cecim

Fachada do IEEP após a revitalização (Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará)

 

ieep 18 10 Governador e Rosa Egídia

Governador Helder Barbalho entregando a Menção Honrosa à Conselheira Rosa Egídia, no ato como presidente em exercício,

representando a Conselheira Presidente Lourdes Lima (Foto: Rodrigo Lima/ Ascom TCE-PA)

 

ieep 18 10 Governador e Nelson Chaves

Conselheiro Nelson Chaves, decano da Corte de Contas, também recebeu a Menção Honrosa (Foto: Rodrigo Lima/ Ascom TCE-PA)

 

ieep 18 10 Governador e Fernando Ribeiro

Helder Barbalho entregando a homenagem ao Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro (Foto: Rodrigo Lima/ Ascom TCE-PA)

 

ieep 18 10 conselheiros durante a visita

Os conselheiros durante a visita aos salões históricos do IEEP, que incluem duas bibliotecas (Foto: Rodrigo Lima/ Ascom TCE-PA)

 

ieep 18 10 Fernando Ribeiro e Mara Lúcia

Conselheiro Fernando Ribeiro e a presidente do TCMPA, Conselheira Mara Lúcia (Foto: Rodrigo Lima/ Ascom TCE-PA)