Primeira-Dama do Estado convida TCE-PA para inauguração do Usina da Paz

A Primeira-Dama do Estado, Daniela Barbalho, fez uma visita de cortesia ao Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no início da tarde de segunda-feira, 18 de outubro. Na pauta, o convite para que os conselheiros da Corte de Contas participem da inauguração da Primeira Usina da Paz que atenderá a comunidade do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A inauguração ocorrerá no próximo dia 20, às 17h.

Daniela Barbalho foi recebida pela Conselheira Presidente Lourdes Lima, a Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia, e pelo Conselheiro Corregedor Fernando Ribeiro. Ao entregar o convite, ela explicou que o projeto da Usina da Paz será instalado nos dez bairros mais violentos do estado, e já nesta primeira unidade serão ofertados 81 serviços, desde atividades esportivas, artísticas, educativas, de saúde, de estética, gastronomia, lazer, entre outros, para participação regular ou avulso, em especial dos moradores do Icuí-Guajará e adjacências, abrangendo parte da Cidade Nova e do Paar.

“O Icuí foi o bairro onde mais se reduziu a violência, e a gente acredita que, com a Usina da Paz, vai reduzir ainda mais”, avalia a Primeira-Dama, citando que a próxima unidade será inaugurada no bairro da Cabanagem, no dia 10 de novembro. Já estão agendadas também as entregas no bairro de São Francisco, em Marituba, e Terra Firme, em Belém.

Na oportunidade, os conselheiros do TCE-PA ofereceram o projeto TCE Cidadão, realizado pela Corte de Contas, como um parceiro da iniciativa, para colaborar no desenvolvimento da consciência cidadã de crianças e jovens atendidos pelo projeto. Também foram colocados à disposição os espaços culturais do edifício-sede do Tribunal para utilização do Usina da Paz, seja para visitação guiada ao Memorial Serzedello Corrêa, seja para ocupações artísticas, como exposições temporárias de resultado de ações.

“Nossas portas estão sempre abertas à sociedade e a iniciativas como essa que, sem dúvida, impactam na redução da violência”, destacou a presidente Lourdes Lima. Os Conselheiros também fizeram a entrega à Primeira-Dama do catálogo “Canoas de Promesseiros” e do livro “Serzedello Corrêa – Fascinador do Rei”, publicados pelo TCE-PA.

Texto: Esperança Bessa / Ascom TCE-PA
Foto: André Maia / Ascom TCE-PA

daniela barbalho e os conselheiros

Os Conselheiros Fernando Ribeiro, Rosa Egídia e Lourdes Lima recepcionando a Primeira-Dama Daniela Barbalho

 

daniela entrega o catálogo

Daniela Barbalho fazendo a entrega do convite para inauguração do Usina da Paz

 

daniela e os conselheiros com catálogo e livro

A Primeira-Dama recebendo o catálogo da exposição "Canoas dos Promesseiros" e o livro “Serzedello Corrêa – Fascinador do Rei”, publicados pelo TCE-PA

 

daniela folheando o catálogo do círio

visita ao espaço cultural

Os Conselheiros levaram a Primeira-Dama à uma visita ao Espaço Cultural Clóvis Moraes Rêgo,que atualmente abriga a exposição temporária
"A Fé e o Belo na Cidade de Belém", da fotógrafa convidada Soraya Montanheiro, dentro da programação "Canoas de Promesseiros 2021"

 

visita ao memorial

Daniela Barbalho e a Conselheira Presidente Lourdes Lima em visita ao Memorial Serzedello Corrêa, do TCE-PA