II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas começa nesta terça-feira, 9, com participação de servidores do TCE-PA

Nesta terça-feira, 9, começa o “II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas”, que ocorrerá até o dia 12 de novembro de forma híbrida. O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) adquiriu uma licença para que todos os seus servidores tenham a oportunidade de participar do evento on-line, e os interessados devem realizar a autoinscrição no link https://citc2021.com.br/evento/citc2021/home, escolhendo a opção “on-line”.

O evento contará com a participação dos auditores de Controle Externo Dualyson Borba e Jessika Caroline Costa, do TCE-PA. Eles apresentarão o artigo “Democracia Digital: O Papel dos Tribunais de Contas na Era da Informação” ainda na terça-feira, no período da tarde, às 14h.

No dia 11, serão lançados o quarto volume do livro “Os Tribunais de Contas, a Pandemia e o Futuro do Controle”, da coleção IRB/Fórum; o livro “LC 173 e seus Desafios” e a quinta edição da “Revista Técnica dos Tribunais de Contas”, que possui dois artigos de servidores do TCE-PA: “A Atuação dos Tribunais de Contas nas Ações de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19”, que tem a coautoria do secretário de Representação em Marabá, Rafael Laredo, e “Conflitos de Competência e Atuação Cooperada: Desafios e Perspectivas Intergovernamentais do Controle Externo Brasileiro”, de Dualyson Borba e Fernanda Pantoja.

A Corte de Contas paraense também estará representada presencialmente no evento pela Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, pelo Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira, pelos Conselheiros Cipriano Sabino e Luis Cunha, pelo Conselheiro Substituto Edvaldo Fernandes de Souza e pela Conselheira Substituta Milene da Cunha.

O “II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas” é resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo: o “VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB)” e o “XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil”. Nele serão capacitados simultaneamente servidores públicos das unidades federadas e de diversos setores da sociedade civil.

Este ano com o tema “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação”, o evento conjunto permitirá o compartilhamento das agendas e a otimização de recursos humanos e materiais, aliado a novas técnicas administrativas e tecnologias, e sensível às demandas da sociedade em relação ao trato do dinheiro público.