Tribunal participa da inauguração do novo Ciop e do CICC

Representando o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o conselheiro corregedor Fernando Ribeiro participou, na segunda-feira, 22 de novembro, da inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e do novo Centro Integrado de Operações (Ciop), que estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O CICC e o Ciop funcionam agora em prédio localizado na Avenida Almirante Barroso, nº 735 (entre as travessas Humaitá e Chaco), onde antes estava a sede da Rede Cultura de Comunicação. O investimento realizado pelo Governo do Estado é superior a R$ 6 milhões, valor que abrange a obra física, a aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária ao funcionamento.

O Centro Integrado de Operações ampliou sua capacidade operacional e possui, agora, instalações adequadas para o atendimento e despachos das ocorrências de urgência e emergência feitas por meio do número 190. Já o CICC é o primeiro do Brasil construído sem depender de recursos exclusivos do governo federal, e tem como finalidade a supervisão de grandes eventos, como eleições municipais e majoritárias, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Círio de Nazaré. No prédio anexo ao CICC e ao Ciop, estão instalados também profissionais do Núcleo de Gestão por Resultados, da Diretoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, todos vinculados à Segup.

Participaram da cerimônia de inauguração o governador do estado Helder Barbalho e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social Uálame Machado, além de outras autoridades.

 

conselheirofernandoD25.11.2021

 O conselheiro e corregedor do TCE-PA, Fernando Ribeiro, participa da entrega do CICC e do novo Ciop

 

conselheirofernandoA25.11.2021

O conselheiro Fernando Ribeiro e o secretário da Segup, Uálame Machado, momentos antes da cerimônia de entrega dos novos Centros

 

conselheirofernandoB25.11.2021

 O governador Helder Barbalho em visita técnica pelas instalações dos Centros

 

conselheirofernandoC25.11.2021

Sala de vídeo All de alta definição utilizada para visualização das câmeras de monitoramento que também possuem reconhecimento de placa veicular

 

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA), com informações da Agência Pará
Fotos: Carol Viégas  (Ascom TCE-PA) e Agência Pará