Tribunal de Contas orienta servidores contra o câncer de pele com a Campanha Dezembro Laranja

Na sexta-feira, 10, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) promoverá a campanha Dezembro Laranja em prevenção ao câncer de pele, uma ação da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ) realizada com o apoio da área de Assistência Social do Tribunal, coordenada pelo Conselheiro Luis Cunha, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Presidência.

Na ocasião da campanha, servidores da CSQ fornecerão orientações de como evitar o câncer de pele, o qual é o de maior incidência entre os brasileiros. Serão ainda distribuídas amostras grátis de protetor solar e sorteados brindes entre os participantes da ação educativa.

Prevenção – A campanha Dezembro Laranja é organizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Entre os fatores de risco que proporcionam o surgimento do câncer de pele estão a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além de episódios de queimadura solar.

Qualquer pessoa pode ser afetada pela doença, porém, algumas são mais propensas ao aparecimento deste tipo de câncer. Quem tem a pele, cabelos e olhos claros, aqueles com histórico familiar da doença, os portadores de múltiplas pintas pelo corpo e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados fazem parte do grupo de risco.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos detectados no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por cerca de 180 mil novos casos da doença por ano.

Já o câncer de pele melanoma tem em torno de 8,5 mil casos novos por período. A incidência do câncer de pele é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

Para saber mais sobre o tema acesse o folder produzido pela CSQ do TCE aqui.

 

cartazdezembrolaranja10.12.2021