Presidente do TCE-PA recebe medalha Francisco Caldeira Castelo Branco

Na quarta-feira, 12 de janeiro, dia de celebrar os 406 anos de Belém, a Prefeitura de Belém realizou a solenidade de entrega das Medalhas do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, a maior honraria do município, a personalidades que contribuíram para o crescimento da capital. A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima, esteve entre os mais de 25 homenageados.

“É a mais importante comenda da Prefeitura de Belém, concedemos essa medalha a pessoas que representam a diversidade política, ideológica e que têm uma marca, dedicação e amor pela nossa cidade", destacou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A cerimônia foi realizada na Igreja de Santo Alexandre e o prefeito entregou pessoalmente cada medalha. Edmilson também fez questão de, em seu discurso, proferir palavras especiais a cada um dos agraciados, de forma personalizada, explicando aos convidados a relevância dos nomes escolhidos para receber tal deferência.

Referindo-se às três presidentes de tribunais presentes – além da presidente do TCE-PA, foram agraciadas Mara Lúcia Barbalho (Tribunal de Contas dos Municípios do Pará) e Célia Regina Pinheiro (Tribunal de Justiça do Estado do Pará) – ele ressaltou a importância de mulheres ocuparem tais postos. “É bonito de ver que a tradição paraense de ter a primeira mulher presidente de um Tribunal de Justiça se estendeu a outros poderes. É importante que a gente veja a ascensão de mulheres ao poder, mulheres essas que têm toda uma trajetória de dedicação ao trabalho”, exaltou.

Sobre a atuação de Lourdes Lima e Mara Lúcia à frente dos TC’s, ressaltou que são “instituições que se modernizaram para que a má-fé não prevaleça no uso dos recursos públicos”. Especificamente sobre Lourdes Lima, o prefeito destacou que “além da experiência linda como pessoa pública, ex-prefeita, ex-deputada, além da formação anterior resolveu estudar Direito para se qualificar ainda mais”, o que seria uma comprovação de que se trata de uma “mulher que exerce um poder como um Tribunal e que tem uma generosidade e humildade enormes, sempre aberta a ter esse diálogo e essa postura disponível a todos”.

Falando em nome dos homenageados, o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, resumiu o sentimento de satisfação por receber tal comenda por parte do poder público municipal. "É uma honra pessoal ter a satisfação e o desafio de falar em nome dos agraciados com a mais importante condecoração disponibilizada pelo município de Belém, no dia em que nossa capital que tanto amamos e nos orgulhamos faz 406 anos, e todos nós aqui temos em comum o amor por Belém, porque ou nascemos, ou escolhemos esta cidade para viver, constituir família e servir”, disse Helder.

O governador ressaltou que os homenageados, “cada um nas suas atividades e atribuições, pôde aproveitar a oportunidade e contribuir para que Belém possa ser uma cidade mais justa e melhor”. “Que possamos continuar mais encorajados para seguir colaborando de maneira fraterna e solidária para que Belém possa ser uma cidade que cada vez nos dê mais orgulho e felicidade de dizer que aqui moramos”, finalizou.

Os demais agraciados com as Medalhas do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco foram Adriano Ventrieri, Alfredo Oliveira, Carlos Maneschy, César Bechara Nader Mattar Júnior, Edilson Moura, Edna Castro, Edson Raimundo da Rocha Silva, Edyr Augusto Proença, Ernani Guilhon, Gilmar Pereira da Silva, José Gilson Borges, Josebel Akel Fares, Lucília da Silva Matos, Luiz Gonzaga da Costa Neto, Maria Berenice Dias e Dias, Betânia Fidalgo Arroyo, Marinor Brito, Paulo Nunes, Tatiana Deane de Abreu Sá e Violeta Refkalefsky Loureiro.

Texto: Esperança Bessa (Ascom TCE-PA)
Fotos: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA)

medalha francisco caldeira castelo branco foto 1

A presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, recenbendo a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco das mãos do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues