TCE recebe exposição do artista plástico Jotapinto

Na manhã desta quinta-feira 16, no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rego, aconteceu a abertura da exposição “Por Elas”, do artista plástico João Otavio Pinto, mais conhecido como Jotapinto. Desenhista e profissional especialista no uso do Bico-de-Pena, Jotapinto estréia com a sua primeira exposição individual, em homenagem a um dos seus temas preferidos: mulheres.

O artista plástico é engenheiro civil e acredita que herdou o gosto pelas artes de seu pai, pintor e desenhista e de seu tio João Pinto, pintor e escultor. Desde que se aposentou em 2002, para garantir o aperfeiçoamento, ele tem se dedicado diariamente a pintura com o bico-de-pena.

Silvia Teixeira, coordenadora do Centro de Memória e organizadora da exposição, destaca o trabalho do artista Jotapinto, como obras de técnicas tridimensionais, nos quais utiliza a profundidade, delicadeza das cores e seu aprimoramento pelo colorido. Silvia destaca também, que o propositor da exposição foi o conselheiro Nelson Chaves, grande admirador do trabalho do artista.
 
Arnaldo Torres, chargista e editor de artes, cita que o trabalho do artista como “maravilhoso e diferente do tradicional”. “O bico-de-pena é uma exposição rara e, além desta técnica, Jotapinto trabalha com caricaturas com a distorção da figura humana, comparando-as até com o grande Picasso”, elogia Torres, que assina ATorres.
 
Outro visitante da exposição foi o cartunista J. Bosco, que acrescenta a importância da divulgação de um órgão público para com os artistas paraenses. Bosco afirma também que: “estava faltando uma exposição com o método de bico-de-pena, rara nos dias atuais por conta da tecnologia”.
 
A exposição foi prestigiada pelos conselheiros Cipriano Sabino, Luis Cunha, Ivan Cunha, Nelson Chaves e Lourdes Lima. Presidente do TCE, parabenizou o artista e sua obra, e acrescentou que ao franquear o Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rego para mais uma exposição, é uma das formas de se integrar o local com a sociedade. O conselheiro Nelson Chaves disse, por sua vez, que o espaço foi criado na gestão da conselheira Lourdes Lima, e tem a finalidade de expor e divulgar para a sociedade obras de artistas paraenses.
 
O abertura da exposição “Por Elas” foi encerrada com a apresentação do Coral do TCE-PA, regido pelo maestro Jeremias Progenio, e composto por servidores do tribunal. Na ocasião o grupo apresentou as peças “Lá Paloma” e “Dona”.

alt