Exposição “Canoas de Promesseiros”
Período: Mês de outubro de cada ano
Autores: Artesãos de Abaetetuba
Técnica: Artesanato em Miriti

delimitador

 

Galeria de Fotos

 


Apresentação

Cores, sabores e fé. Outubro é um mês de festividade em Belém. É o mês de Nossa Senhora de Nazaré. E como não pensar nos lindos, alegres e coloridos brinquedos de Miriti? Famoso brinquedo, produzido a partir da leve fibra da palmeira do buriti, rica na região de Abaetetuba, no Nordeste do Estado.

A fibra é mundialmente conhecida pela fabricação dos brinquedos e artesanatos em miriti, que são confeccionados pelos artesãos do município. Mas o Miriti vai muito além disso. Atualmente, milhares de famílias abaetetubenses têm como fonte de renda a produção e a comercialização dos objetos, alimentos e outras manufaturas.

Como também não lembrar dos rios do estado que levam centenas de embarcações em uma das maiores Romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré – a famosa e antiga procissão Fluvial.

A Romaria Fluvial foi iniciada em 1985, como uma forma de homenagear a todos os que vivem e dependem dos rios da região, como a população ribeirinha, que também pode fazer suas homenagens.

Com objetivo de retratar toda essa festividade e cultura, em 2010, o TCE-PA, através da proposição do Conselheiro Nelson Chaves, apresenta aos paraenses e turistas toda a beleza e fé do Círio Fluvial e a trajetória de vida de quem está por trás da manufatura dos artesanatos de miriti, através da criação da exposição “Canoas de Promesseiros”. Evento que ficou tradicional no calendário do Círio.

A exposição é construída para traduzir o espetáculo da Romaria Fluvial nos espelhos d’agua do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA). Desde sua criação, a famosa “Canoas de Promesseiros” já faz parte da visitação dos romeiros que passam pela esquina da Travessa Quintino Bocaíuva com a Avenida Nazaré no mês de outubro.

Outro importante objetivo da exposição vai além da romaria, apresentando todas as possibilidades, culturas, geração de emprego e renda e todo o universo da cultura do Miriti e a vida do povo ribeirinho que usa os rios como meio de transporte. Na exposição “Canoas de Promesseiros”, há barcos das mais diversas cores, tamanhos e dos mais variados tipos: rabeta, balsas, corvetas, popopô, casquinho, dentre outros.

 

 

Exposição Canoas de Promesseiros 2023

Período: 02 a 24 de outubro de 2023

Local: Tribunal de Contas do Estado do Pará - TCE – PA.

 

Em homenagem ao Círio de Nazaré e aos romeiros da maior manifestação católica do povo paraense, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) inaugurou no dia 2 de outubro, às 17 horas, a 13ª Exposição Canoas de Promesseiros 2023, com o tema “A inclusão embarca aqui”, nos espelhos d’água do edifício-sede do TCE, em Belém. O tema deste ano foi um convite à maior participação de pessoas com o espectro autista na programação alusiva à festa religiosa.

A exposição com barquinhos de miriti faz referência à Procissão Fluvial, uma das romarias que fazem parte da programação do Círio, e destaca o trabalho dos artesãos do município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, responsáveis pela confecção das peças que se tornaram um dos símbolos mais evidentes da quadra nazarena.

A beleza do cenário formado pelos barcos em miniatura, que conta com uma iluminação especial, encanta todos que transitam pelo entorno do TCE na semana que antecede duas grandes procissões, a trasladação (no sábado à noite) e o Círio de Nazaré (no domingo de manhã).

Como parte da programação da 13ª Exposição Canoas de Promesseiros, alinhado ao tema da inclusão, o TCE ofereceu a crianças com autismo 60 dos 200 barquinhos que foram pintados durante a Oficina de Brinquedos de Miriti, atividade que integrou a “Manhã dos Eleitos”, promovida pela Diretoria da Festa de Nazaré. Durante a atividade, realizada em 23 de setembro, o público infantil teve a oportunidade de pintar os brinquedos de miriti, estimulando a criatividade, a coordenação motora e demais habilidades sensoriais.

Além de emocionar fiéis e turistas, a Exposição “Canoas de Promesseiros” contribuiu para dar visibilidade a uma das importantes cadeias produtivas de famílias ribeirinhas da Região do Baixo Tocantins: o extrativismo do miriti. O artesanato vem conquistando um espaço histórico a partir da comercialização, no período da quadra nazarena, das miniaturas que remetem às embarcações que participam do Círio Fluvial, fascinando pessoas de todas as idades, especialmente as crianças.

Por isso o evento também contou com uma feira itinerante de artesanato com expositores da Região Metropolitana de Belém atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).

Após o fim da exposição, os barquinhos de miriti foram doados aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Souza Franco, finalizando o Projeto “ Canoas de Promesseiros 2023”.

 

Divulgação

Convite

 

Exposição Canoas de Promesseiros 2022

Período: 29 de setembro a 24 de outubro de 2022

Local: Tribunal de Contas do Estado do Pará - TCE – PA.

A exposição Canoas de Promesseiros 2022, apresentou aos seus visitantes 200 barquinhos em fibra de miriti, confeccionados por artesãos do município de Abaetetuba, simbolizando a fé e a tradição religiosa dos promesseiros em uma das principais procissões da maior festividade católica no Brasil, o Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré.

Na noite de abertura da Canoas de Promesseiros 2022, a população teve a oportunidade de saborear comidas típicas e admirar os barquinhos, que ganharam ao longo dos anos um colorido ainda mais bonito e uma iluminação noturna especial.

Uma das visitas ilustres recebidas neste ano foi a de 50 crianças, na faixa etária de 2 a 5 anos, do Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar. Os alunos faziam parte da etapa de educação maternal, pré-escolar I e II e da creche.

Após o período de exposição, o TCE-PA finalizou a Canoas de Promesseiros com a doação de todo o material exposto a alunos da rede pública estadual de ensino. Na ocasião, foram entregues 100 barquinhos às crianças atendidas pelo Centro de Referência de Educação Infantil Professor Orlando Bitar.

 

Divulgação
Convite

Mídia externa

2023

Mídia interna

2023

Mídia externa

2022

 

 

2021: “Canoas de Promesseiros - A Arte do Miriti: Um Sopro de Cultura”

O temada edição fez alusão ao fato de a arte ser um momento de respiro em um ano ainda marcado pela pandemia da Covid-19, além de ser uma forma de homenagear a todos que foram impactados  fisicamente e/ou emocionalmente pela doença.

A exposição foi composta por 200 barquinhos, uma fragata e dezenas de romeiros em miriti, tudo valorizado por uma iluminação especial e pintura com tinta à base d’água em cores fluorescente, o que evidenciava a beleza das peças produzidas pelos artesãos de Abaetetuba.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto contou com imagens projetadas na lateral do Edifício-Sede do TCE-PA, completando o cenário lúdico da exposição e, concomitantemente, foi ainda realizada a exposição “A Fé e o Belo na Cidade de Belém”, da fotógrafa Soraya Montanheiro, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo e no espelho d’água.


Catálogo do projeto “Canoas de Promesseiros”

A edição 2021 destacou-se também pelo lançamento de um catálogo reunindo a história do “Canoas de Promesseiros” ao longo de uma década.

 

 

Mídia externa

2021

 

2020: A Exposição Miriti: a arte que encanta.

Este ano o projeto completou 10 anos, mesmo num círio atípico em virtude da pandemia, o TCE-PA, não poderia deixar de montar essa exposição, que faz parte do calendário do círio e já se firmou como elemento decorativo para a cidade. Os barcos foram pintados com as mesmas características do ano anterior, essa técnica possibilita um efeito de luminosidade reforçada pela iluminação em UV. O  projeto contou com a colaboração dos alunos do curso de artes da UFPA para a execução da pintura.

2019: Novidades nas cores dos barcos

Dando continuidade com o objetivo, a exposição em 2019, trouxe as novidades em pinturas dos barcos com tinta fluorescente e iluminação em UV, o que possibilitou maior nitidez das cores e dos barquinhos de Miriti. Além do aumento anual dos barcos, uso da tecnologia, com os barcos motorizados, dentre outros.

 

 

2018: Ano das Novidades de tecnologia

 

Dando continuidade com a famosa exposição “Canoas de Promesseiros”, em 2018, o TCE-PA realizou uma parceria com professores e alunos do projeto “Miritrônica”, do curso de Engenharia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A novidade trouxe tecnologia aos barquinhos de miriti, onde os visitantes conseguem a partir do aplicativo “BlueTooth”, “dirigir” os barquinhos de miriti. Ainda neste ano, os barquinhos de Miriti, ganharam uma iluminação especial, onde a Romaria Fluvial ficou mais destacada e iluminada.

 

 

2017: A Exposição do Projeto Canoas de Promesseiros - “Miriti – Além do Brinquedo, uma história de vida”

A exposição em 2017, tornou-se um projeto do TCE-PA, que tem como principal objetivo levar ao conhecimento do público, a importância dos artesãos, o que o Miriti representa na vida de cada um que o produz e a beleza da Romaria Fluvial na programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Muitas famílias ribeirinhas trabalham e dependem exclusivamente da fibra do Buriti. Segundo pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas da UFPA, demonstrou que, “o miriti se mostra importante para a população local não só no campo simbólico e cultural, além do campo econômico e social”. Ainda de acordo com o levantamento “o extrativismo do Miriti é a fonte de renda de cerca de 85% das famílias ribeirinhas. A atividades são realizadas por homens, mulheres e crianças com mais de seis anos”.

Por isso, apresentamos o Projeto “Miriti – Além do Brinquedo, uma história de vida”, para a continuação e o fomento de apoio à cultura do Estado do Pará.