TCE-PA realiza Campanha Outubro Rosa

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) aderiu à Campanha Outubro Rosa, promovendo diversas ações alusivas à prevenção ao câncer de mama, desenvolvidas pela Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), sob a liderança do conselheiro Luis Cunha, e em parceria com a Assessoria de Comunicação e Relações Públicas.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, merecendo atenção das mulheres. No Brasil, o número de mortes por esse tipo de câncer continua alto, em razão dos diagnósticos tardios.

A Campanha Outubro Rosa começou nos Estados Unidos nos anos 1990, e o Congresso Americano rapidamente aprovou a proposta para que o mês de outubro fosse reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção ao câncer de mama.

No Brasil, a Campanha Outubro Rosa chegou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Desde então, a proposta vem crescendo, ganhando a adesão de diversas instituições públicas e privadas país afora, incluindo o TCE-PA.

No dia 19 de outubro, Dia Internacional da Luta contra o Câncer de Mama, a CSQ promoverá uma ação de conscientização dos servidores, evidenciando a importância do diagnóstico precoce.

Ao longo de outubro, a ACRP divulgará vários materiais informativos sobre o tema, incluindo a produção de um minidocumentário com testemunhos de servidoras do TCE que já tiveram câncer de mama e que superaram a doença. No mesmo documentário, haverá também entrevistas com mastologista e psicóloga da CSQ.

Caso queira saber mais sobre o assunto, confira as principais dúvidas que a equipe da CSQ respondeu a respeito da prevenção e cura do câncer de mama aqui.