TCE-PA realiza sessão solene para a concessão da Medalha Serzedello Corrêa

Na terça-feira, 26, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou sessão solene para a concessão de outorga da Medalha Serzedello Côrrea a três autoridades atuantes no estado. A solenidade ocorreu de forma híbrida, no edifício-sede do Tribunal, e o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do TCE no YouTube.

A Medalha Serzedello Corrêa foi instituída pela Resolução nº 3.799, de 9 de outubro de 1970, sendo conferida pelo TCE-PA a pessoas de comprovada idoneidade moral e reconhecido merecimento, aferido por meio da prática de atos ou serviços relevantes em favor deste Tribunal, podendo, excepcionalmente, ser concedida a entidades que se tenham destacado por especial atuação em favor da sociedade paraense.

Foram homenageados durante a cerimônia o comandante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, e os Conselheiros do TCE-PA Fernando Ribeiro, corregedor do Colegiado, e Odilon Inácio Teixeira, ouvidor do Tribunal. Os homenageados receberam, além da condecoração, uma réplica do busto do patrono do TCE-PA, Innocencio Serzedello Corrêa, entregue pela Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima.

Coube ao decano do Tribunal, Conselheiro Nelson Chaves, fazer a saudação em nome do Colegiado aos homenageados. Ele iniciou sua fala relatando a vida de Serzedello Corrêa como ministro da fazenda e responsável pela instituição do Tribunal de Contas da União.

Nelson Chaves, então, discorreu sobre a trajetória de vida dos condecorados. Começou destacando o brilhantismo com o qual o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho vem conduzindo o 4º Distrito Naval no combate à pirataria e demais crimes nos rios da Amazônia, na prevenção do escalpelamento, entre outras ações em prol da sociedade paraense.
“Fomos premiados com a sua presença e irrepreensível desempenho à frente do 4º Distrito Naval, liderando realizações que comprovam, de maneira incontestável, o quanto está sendo útil seu comando de destemida tripulação”, elogiou Nelson Chaves.

Em seguida, o Conselheiro decano traçou a trajetória de sucesso do Conselheiro Ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira, nascido em Araranguá (SC), em 1971. Sem dúvida, uma existência marcada por muito trabalho e dedicação aos estudos. Odilon Teixeira tomou posse como auditor concursado no TCE-PA em 2012 e, dois anos depois, foi nomeado como Conselheiro Titular do Colegiado. Na ocasião da homenagem, foi exibido vídeo dos familiares do Conselheiro desejando parabéns pela honraria.

Nelson Chaves também relatou a história pessoal e política do Conselheiro Corregedor do TCE, Fernando Ribeiro, nascido em Belém, mas criado em boa parte no município de Soure, no Marajó. O decano citou que, em razão da contumaz generosidade de Fernando Ribeiro, ele dispõe da gratidão e lealdade de muitos amigos, e também de sua família, em especial dos irmãos, sendo um exemplo de figura pública desde os tempos em que atuou na Enasa - Empresa de Navegação da Amazônia e também como senador. Fernando Ribeiro assumiu o cargo de Conselheiro em abril de 2020 no TCE-PA.

Representando os homenageados, o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho citou a responsabilidade em falar em nome dos agraciados e revelou o sentimento de orgulho e gratidão em receber a mais alta honraria do TCE-PA. “Ostentar a comenda é estar alinhado aos princípios que norteiam este Tribunal como a integridade, transparência e ética. A nossa Marinha do Brasil compartilha desses mesmos valores consolidados nos corações e mentes de cada marinheiro da Rosa das Virtudes”, disse o Comandante do 4º Distrito Naval.

A concessão da medalha ao Vice-Almirante Valter Citavicius Filho foi proposta pelo Conselheiro Nelson Chaves, com relatoria de Luis Cunha. Nelson Chaves também propôs a medalha concedida a Fernando Ribeiro, proposta essa que teve relatoria da Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes. Já a medalha do Conselheiro Odilon Teixeira foi proposta pelo Conselheiro Cipriano Sabino, com relatoria do Conselheiro Luis Cunha.

Estiveram presentes à solenidade, pelo TCE-PA, os Conselheiros Cipriano Sabino e Luis Cunha; o Conselheiro Substituto Julival Rocha; o Procurador-Geral de Contas do Estado, Guilherme da Costa Sperry; a Procuradora-Geral de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Maria Regina Franco da Cunha; e o Comandante da 8ª Região Militar do Exército Otávio Rodrigues de Miranda Filho; além dos Procuradores de Contas do Ministério Público de Contas do Pará Felipe Rosa Cruz, Patrick Mesquita, Silane Vendramin, Stephenson Victer e Danielle Costa.