Feira Agroecológica e Criativa movimentam o TCE com a oferta de produtos variados

Às proximidades do Natal, o TCE-PA promoveu na quinta-feira, 25, as Feiras Agroecológica e Criativa no estacionamento do Edifício-Sede, com a oferta de produtos orgânicos e ecológicos, totalmente livres de agrotóxicos, elaborados por produtores rurais atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), além de itens de artesanato produzidos pelos próprios servidores do Tribunal e seus familiares.

A servidora Roseane Costa participa da Feira Criativa desde a sua primeira edição, há dez anos. Ela e o irmão Olivar Nascimento produzem bijuterias artesanais e aproveitaram mais uma oportunidade para expor seus produtos. “É uma chance para as pessoas que trabalham com artesanato e outros tipos de produtos de mostrarem o seu trabalho, até porque aqui é um público que trabalha em lojas pequenas e, às vezes, a gente não tem condições de comparecer a esses locais. É bom conhecermos até o que os outros servidores vendem”, disse.

Segundo a chefe do Cerimonial, Dione Guimarães, a Feira Criativa vem ser uma excelente oportunidade aos servidores que produzem ou que comercializam produtos em geral. “O Tribunal possibilita este momento para o servidor mostrar o seu trabalho e ter uma renda extra”, explicou Dione.

A produtora familiar Nedy Portela esteve pela segunda vez na Feira Agroecológica do TCE-PA, realizada em parceria com a Emater, trazendo óleos essenciais de plantas regionais para a exposição. “Agradecemos a oportunidade de estarmos aqui. É uma grande porta para estarmos escoando os nossos produtos. Estão beneficiando não só a nós, mas a outras famílias que estão por trás desse projeto”, destacou Nedy Portela.

Desde outubro, a Feira Agroecológica é realizada mensalmente no TCE-PA. De acordo com a coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida do TCE-PA, Samara Rodrigues, a Feira Agroecológica oferece aos servidores alimentos de qualidade e livres de agrotóxicos, além de garantir que pequenos agricultores familiares tenham acesso ao mercado consumidor. “Sabemos que não é fácil, a concorrência é grande e é uma produção familiar, a estrutura deles é limitada. Os projetos sociais têm essa característica de inclusão, de inserção. Ao mesmo tempo garantem a esse público acesso à rede de serviços, ao mercado e também proporcionam uma alimentação saudável ao servidor na prevenção de doenças”, citou Samara.

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)
Fotos: André Maia (Ascom TCE-PA)

feiraagroecologicaA29.11.2021

Frutas e hortaliças totalmente livres de agrotóxicos foram comercializadas durante a Feira Agroecológica no estacionamento do edifício-sede do TCE-PA