TCE-PA participa de inauguração de segunda Usina da Paz em Belém

Na quarta-feira, 12 de janeiro, aniversário de Belém, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Lourdes Lima, representou a Corte de Contas na inauguração da segunda Usina da Paz (UsiPaz), instalada no bairro da Cabanagem. Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o governador do estado, Helder Barbalho, e a primeira-dama, Daniela Barbalho, acompanhados do titular da Secretaria de Estratégica de Articulação da Cidadania, Ricardo Balestreri.

O complexo de serviços gratuitos à população integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), resultado da parceria entre o Governo do Estado e a mineradora Vale. O programa atenderá sete bairros da Região Metropolitana de Belém e destaca-se por trabalhar pela redução da violência por meio da transformação social, tendo como diferencial um leque de ações integradas de secretarias e outros órgãos estaduais com instituições parceiras.

Serão ofertados gradualmente mais de 80 serviços gratuitos, por órgãos estaduais e entidades parceiras, incluindo atividades nas salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante, e espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) também vai disponibilizar sinal de wi-fi gratuito para os usuários.

A primeira Usina da Paz foi inaugurada em outubro de 2021 no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A meta do estado é construir outras unidades nos bairros do Bengui, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém, no bairro Nova União, em Marituba, e nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, no sudeste paraense.

Com informações da Agência Pará

Fotos: Rodrigo Lima (Ascom-TCE-PA)

terpazB13.01.2022

O governador Helder Barbalho participou da cerimônia acompanhado de autoridades, entre as quais a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima