O cidadão 3.0 e as Ouvidorias

Com objetivo de discutir as novas formas de relacionamento entre o Estado e a sociedade na revolucionária era da Internet, marcada pela velocidade de informações, conteúdos, inovações e criatividades, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), e o Instituto Reclame Aqui promoveram, nos dias 5 e 6 de dezembro, em São Paulo, o evento intitulado “O cidadão 3.0 quer falar com você”.

O evento contou com a participação de Ouvidorias públicas das três esferas (federal, estadual e municipal) do Brasil, onde a servidora desta Ouvidoria, Olga Benário participou por meio de palestras de uma nova releitura, desta vez mais crítica sobre a interação entre os prestadores de serviço e os usuários do setor público, a partir do uso de novas mídias, redes e tecnologias da chamadaweb 3.0.

Na ocasião, foi debatido as soluções para que o Estado consiga alcançar o nível de comunicação tempestiva, desburocratizada e segura estabelecido pela iniciativa privada, sendo este um desafio para as ouvidorias públicas nesse cenário de conectividade e convergências digitais