IV Seminário de Contabilidade Pública e Gestão Pública do Estado do Pará – Cons. Subst. Daniel Mello profere palestra na Unifamaz

O conselheiro substituto Daniel Mello, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), ministrou palestra no IV Seminário de Contabilidade Pública e Gestão Pública do Estado do Pará nesta terça-feira, 23, no Centro Universitário UNIFAMAZ.

O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará, sob a organização da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público com o apoio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil Paraense.

Durante os dois dias de evento, 23 e 24 de abril, os profissionais e acadêmicos da classe contábil paraense participam também de discussões sobre os temas como Governança, Compliance, Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade, Procedimentos Contábeis e de Gestão Pública, Prestação de Contas e os Desafios Atuais do Setor Público.

O conselheiro substituto Daniel Mello palestrou sobre Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção. Com formação em Ciências Contábeis e Direito, quatro especializações, mestrado em Economia e doutorado em Ciências Empresariais, Mello, tratou das normas licitatórias previstas pela Lei 8.666/1993.

“Falei sobre os mecanismos mais comuns de fraude observados no escopo do Tribunal de Contas do Estado e como evitá-los, além das penalidades aplicáveis a cada caso. Nesse sentido, destaquei o papel do contador público como guardião das informações contábeis e da lisura dos procedimentos administrativos”, disse Daniel Mello.

O evento conta ainda com a participação dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Pará, prof. Antônio Carlos Sales Ferreira Júnior, auditor de Controle Externo do TCE-PA e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA); e da professora Andréa Cavalcante, auditora de Controle Externo do Tribunal. Os servidores da Corte de Contas apresentaram palestras hoje, dia 24, segundo dia de seminário.

palestra cs daniel melo 2019