Ouvidoria Day: Evento acontece virtualmente nesta terça-feira, 16

No dia 16 de março, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e sua Ouvidoria, com o apoio do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), em uma ação conjunta com as demais Ouvidorias dos TCs do Brasil, realizará o “Ouvidoria Day”.

O evento, realizado em comemoração ao Dia do Ouvidor, tem abrangência nacional e destaca a importância das Ouvidorias como instrumento de controle social e sua contribuição para o fortalecimento da democracia, por meio da participação social.

A palestra magna será ministrada pelo ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias. Ele é mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Controladoria e Finanças pela Mackenzie-Rio e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desde 2007 é auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, tendo atuado na execução, coordenação e supervisão de auditorias e ações de combate à corrupção.

O intuito do evento é fomentar a criação, implementação e fortalecimento das Ouvidorias dos jurisdicionados dos Tribunais de Contas e discutir o papel dessas unidades nas instituições públicas, com orientações às ouvidorias municipais no sentido de promover uma boa governança, em prol de uma gestão pública mais eficiente, eficaz e regular, estimulando o controle social e o exercício da cidadania, fortalecendo a democracia.

Veja a seguir a programação completa:

● Abertura: às 9 horas com o Rodrigo Chamoun, conselheiro presidente do TCE-ES;

● Palestra magna: 9h05 às 9h50 o ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, vai falar a respeito da “LGPD e Ouvidorias”;

● Palestra 1: 9h50 às 10h10, com o tema “Desafios para uma Ouvidoria eficiente” e será ministrado pelo conselheiro ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva;

● Palestra 2: 10h10 às 10h30, com o tema “Ouvidoria como Instrumento de Gestão no Pós-pandemia”, apresentado pelo conselheiro ouvidor do TCE-ES, Sebastião Carlos Ranna de Macedo;

● Palestra 3: 10h30 às 10h50, com o tema “Ouvidoria Proativa e a Humanização no Atendimento” e será abordado pelo Patrick Machado, ouvidor do TCE-PR;

● Palestra 4: 10h50 às 11h10, com o tema “A Relevância da Criação e Implementação de Ouvidorias Municipais”, apresentado pela assessora do ouvidor do TCE-RO, Ana Lúcia da Silva;

● Palestra de encerramento: 11h10 às 11h30, o conselheiro do TCE-RN, presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB, Antônio Gilberto de Oliveira Jales, vai tratar do tema “Importância das Ouvidorias para o Controle Social da Administração Pública".

Para fazer sua inscrição, acesse aqui. Lembrando que só receberá certificado quem tiver efetuado a inscrição.

No dia 16, a partir das 9h (horário de Brasília), basta clicar neste link para participar do evento.

Fonte: ASCOM TCE-ES

logotipo