Biblioteca Ministro Benedito Frade lembra o Dia Mundial da Água

Na terça-feira, 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água. Em razão da data, a Biblioteca Ministro Benedito Frade faz lembrar a todos que esse elemento natural de extrema importância para a vida de qualquer organismo sobre a terra é um recurso renovável, mas não infinito. A água, portanto, é um bem que precisa ser utilizado de modo racional. 
 
Em 1969, o cantor inglês David Bowie lançou um álbum no qual uma das principais músicas, chamada “Space Oddity”, fala sobre um personagem que faz uma viagem espacial e, enquanto a nave se dirige ao centro do universo, ele observa que o “planeta terra é azul”. A milhares de quilômetros da terra, o major Tom vê o brilhante azul que o reflexo do sol sobre o conjunto das águas levava até seus olhos.
 
O compositor Guilherme Arantes não precisou viajar em uma nave espacial para concluir, também, que a terra é um “planeta água”. Isso porque os brasileiros e seus moradores, em particular os habitantes da região amazônica, vivem em uma realidade cujo dia a dia, seja no espaço familiar, escolar ou de trabalho, é moldado em torno ou mesmo em função da presença da água em toda a sua essencialidade.
 
Não é à toa que a experiência em sociedade dos paraenses, incluindo também a produção cultural, encontra na relação com nossos lagos, igarapés e rios talvez a sua mais forte inspiração e motivação – sem falar das famosas chuvas que servem de referência para passeios, encontros e reuniões. E, assim, dos ribeirinhos que utilizam os rios para extrair o sustento, comprar e vender produtos, e como via de transporte pessoal, aos poetas que imaginam seres e experiências fantásticas como botos e iaras, e mesmo às empresas e órgãos públicos, que não podem fugir de sua condição de membros ativos do universo amazônico, a água assume posição de protagonismo nas ações e preocupações de todo o conjunto social dessa parte do Brasil.
 
Por isso é pertinente, em vista do dia alusivo à água, ressaltar que o TCE-PA tem desenvolvido nos últimos anos ações relativas à utilização e preservação desse bem natural, incentivando, sobretudo, a sustentabilidade e a questão ambiental. Três ações pontuais demonstram a preocupação da corte estadual em relação ao uso racional da água.
 
Em 2009, o Tribunal promoveu, na gestão do conselheiro Fernando Coutinho Jorge, com o apoio do Promoex, o concurso denominado “Ideias Verdes”.  A ação foi pensada para incentivar os servidores de modo que apresentassem propostas voltadas à sustentabilidade dentro do próprio TCE. Uma das ideias escolhidas foi a “Use & Não Abuse”, cujo foco era conscientizar servidores e visitantes, com o uso de etiquetas nos banheiros, sobre a necessidade de utilizar a água na quantidade certa, sem desperdício. A proposta foi implantada em 2010, durante a Presidência da Conselheira Lourdes Lima.
 
Outra ação tendo a água como elemento central ocorreu em 2010. Naquele ano, o TCE-PA realizou uma auditoria no Parque de Proteção Ambiental do Utinga que se estendeu às Áreas de Proteção Ambiental (Aspas). O principal objetivo foi apurar, no entorno dos lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem a cidade de Belém e Região Metropolitana, o perigo de contaminação das águas pela presença de esgotos in natura, o que afetaria diretamente a qualidade do abastecimento e a própria saúde da população atendida. O resultado da auditoria foi encaminhado à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para as providências necessárias.  
 
Em 2021, o TCE-PA também presenteou todos os servidores com garrafas para uso individual, diminuindo, assim, o uso de copos descartáveis nas dependências da Corte de Contas. Por isso, no Dia Mundial da Água, o TCE-PA, com base na missão institucional de zelar pelos recursos públicos, estende tal consciência também ao uso racional da água e reforça entre servidores e jurisdicionados o compromisso de incentivar a preservação desse bem natural tão necessário e precioso a todos.     
 
Texto: Clóvis Luz / Biblioteca Ministro Benedito Frade