Secex destaca admiração em despedida ao Conselheiro Nelson Chaves

O Conselheiro Nelson Chaves, decano do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), dá início à aposentadoria a partir desta quarta-feira, dia 17 de novembro, quando completa 75 anos, e ao longo deste mês recebeu inúmeras e emocionantes homenagens de diversos setores da Corte de Contas. Na sexta-feira, 12 de novembro, foi a vez dos auditores da Secretaria de Controle Externo (Secex) manifestarem toda a admiração, amizade e respeito pelo legado deixado após 26 anos de carreira do Conselheiro no Tribunal.

Cada um dos servidores da Secex demonstrou o apreço pela pessoa humana e profissional competente que Nelson Chaves é, repleto de ideias inovadoras que fizeram a diferença no âmbito social ao longo de sua trajetória, não apenas no Tribunal, mas em toda a sua vida pública. A secretária de Controle Externo do TCE-PA, Ana Paula Maciel, iniciou a homenagem com uma importante lembrança a respeito do Encontro Técnico Administrativo, idealizado e coordenado pelo Conselheiro Nelson Chaves, ocorrido em 13.04.2011 no Plenário, autorizado pela Resolução TCE/PA nº 17.955 de 15.02.2011.

O encontro realizado entre o Colegiado e o denominado à época Departamento de Controle Externo teve como objetivo fomentar o debate sobre matérias relacionadas à fiscalização, promovendo maior interação entre a área finalística e os gabinetes de conselheiros.

Na oportunidade foi apresentado um panorama geral da área de controle externo e de suas unidades técnicas, envolvendo competências, estrutura, diagnósticos das atividades, dificuldades e sugestões para melhoria e aperfeiçoamento da fiscalização de forma geral.

“Esse trabalho produziu informações estratégicas que serviram de base para várias ações posteriores que resultaram em atualização de normas, de métodos, aperfeiçoamento dos instrumentos de controle, de fluxos internos de trabalho, que contribuíram para o aperfeiçoamento das atividades realizadas pela área fim”, avaliou a secretária.

Os auditores buscaram expressar com palavras o carinho e a gratidão pela oportunidade de conviver com alguém tão inspirador, sempre à frente de seu tempo, atencioso, receptivo e acolhedor. Eles também destacaram o quanto a simplicidade, generosidade e gentileza do Conselheiro são motivadoras para que sigam na missão maior do TCE-PA, no propósito de contribuir de forma realmente efetiva para a qualidade de vida da sociedade, visando ao bem comum.

“Tê-lo em nosso convívio por todos esses anos é muito gratificante. Além de todo o legado deixado por sua atuação no TCE-PA, sempre será lembrado por sua simplicidade, seu trato carinhoso e generoso com todos. O momento não é de despedida e sim de agradecimento pelo convívio respeitoso e fraterno com toda a Secex. Na certeza de muitos reencontros, queremos dizer até breve e desejar muita sorte e muito sucesso nessa nova etapa”, declararam os auditores.

A assessora técnica Sônia Abreu lembrou do início da carreira do Conselheiro no TCE-PA e do período em que ele foi presidente do Tribunal, em 1995-1997, compondo uma competente equipe para conduzir a casa durante a sua gestão. “Desses anos todos em que estou aqui é a primeira vez na qual vejo um conselheiro ser tão homenageado. Todos receberam homenagens, mas tantas assim ainda não tinha visto. É porque de fato o senhor é muito querido, é muito respeitado e muito admirado”, disse Sônia Abreu.

AGRADECIMENTO - O Conselheiro Nelson Chaves agradeceu pela manifestação de carinho da Secex e lembrou que, durante todo o período em que esteve no TCE-PA, sempre procurou estar próximo dos técnicos do Tribunal, além de valorizar os pareceres dos auditores em suas decisões. Falou também do perfil de sua atuação como Conselheiro, buscando garantir maior proximidade entre o TCE e a população, estimulando a cidadania.

“Os tribunais não podem interferir nas políticas partidárias, governamentais, mas podemos induzir a boas práticas. Temos um país em que falta creche para 3 milhões de crianças, 40 milhões de pessoas que não têm água potável e é um país assediado pela catástrofe da fome. O controle externo pode induzir os governantes, independente do credo e da ideologia, para que eles possam priorizar o interesse coletivo. Procurei minimamente, dentro das minhas possibilidades, tentar influenciar onde pude dessa forma”, apontou.

“Sinto muita gratidão por tudo aquilo e por tantos que me ajudaram a desempenhar a minha função aqui. Sigo agradecendo a Deus por esta oportunidade e pedindo desculpa e perdão por aquilo que não consegui fazer àqueles que eventualmente esperavam de mim alguma coisa maior. Bem que me esforcei para tentar fazer o melhor e, se não consegui, é porque tenho minhas limitações. A minha esperança, neste momento, são vocês [auditores da Secex], que são o coração desta casa. Quem pode conduzir o nosso país nessa direção? É o emprego do recurso público de forma correta, o técnico sendo valorizado e prestigiado. Prossigam nessa tarefa, para que possamos fazer tudo no nosso dia a dia endereçado ao bem comum”, discursou Chaves.

conselheironelsonchavessecexF17.11.2021

Durante a homenagem foram destacadas as principais contribuições do Conselheiro à melhoria do trabalho do controle externo,
entre elas o Encontro Técnico Administrativo em 2011

conselheironelsonchavessecexG17.11.2021