TCE-PA participa das celebrações pelos 145 anos da Jucepa

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) celebrou, na segunda-feira, 22 de novembro, seus 145 anos de criação com uma solenidade realizada no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). O Conselheiro Cipriano Sabino representou o Tribunal de Contas do Pará (TCE-PA) no evento, que destacou os feitos da entidade ao longo de sua história e prestou homenagens a servidores e a representantes do setor empresarial que têm relevantes serviços prestados ao comércio e ao registro mercantil no estado.

A Jucepa foi criada em 1876 como Junta Comercial da Província do Pará, órgão do governo imperial constituído a partir da assinatura da Princesa Isabel, na oportunidade representando o pai, Dom Pedro II. Com o passar dos anos e a mudança do país ao regime republicano, foi incorporada ao Governo do Pará para registro público de empresas mercantis e atividades afins.

“Neste momento vocês têm a honra e a alegria de celebrar os 145 anos, momento que diz a importância da Junta Comercial para a história do Pará. E o TCE-PA está à disposição para colaborar não só com a Junta Comercial, mas com todo o desenvolvimento do Estado do Pará”, destacou o Conselheiro Cipriano Sabino em seu discurso durante o evento.

O Conselheiro citou ainda o convite para o “III Congresso Nacional das Juntas Comerciais – Conaj” e “I Congresso Internacional de Registro Mercantil – Cirem”, a serem realizados de 1° a 3 de dezembro no Rio Grande do Sul e ambos presididos por Cilene Sabino, presidente da Jucepa. “Recebemos o convite e o Tribunal de Contas já está se mobilizando para participar diante da importância dos temas a serem debatidos”, ressaltou Cipriano Sabino.

Como parte da programação, os servidores Sônia Maria Cavalcante Mendes e Jorge Silva dos Santos foram homenageados pelos 30 anos de serviço público prestados na Jucepa, e houve a outorga de duas comendas: a do Mérito do Registro do Comércio 2021 à empresa Jacuípe Agropecuária S/A – Pará, representada pelo empresário Carlos Xavier, também presidente da Faepa; e a do Registro Mercantil para Sebastião de Oliveira Campos, presidente do Fecomércio, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao comércio e ao registro mercantil no Estado.

Carlos Xavier e Sebastião de Oliveira Campos compuseram a mesa solene ao lado do Conselheiro Cipriano Sabino, José Fernando Gomes Júnior, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), deputada Nilse Pinheiro, representando a Assembleia Legislativa do Estado, e o deputado federal Celso Sabino, representando a Câmara dos Deputados.

Presidente da Jucepa, Cilene Sabino falou sobre a importância do corpo de servidores para a história da instituição, e citou a busca constante pela uniformização de procedimentos em todas as unidades desconcentradas da Jucepa espalhadas nos quatro cantos do estado. Também citou a evolução tecnológica do órgão, que migrou para o ambiente digital em um momento estratégico e assim conseguiu manter-se ativo durante o período crítico da pandemia.

“Concluímos a implantação do serviço 100% digital em 19 de fevereiro de 2020, e a pandemia foi decretada em março do mesmo ano. Com isso, nenhum único dia deixamos de atender a nossos usuários de forma segura para nossos colaboradores e também para quem procurava nossos serviços de qualquer lugar do mundo. Assim batemos recorde de aberturas de empresas na pandemia, lembrando que muitas empresas tiveram que se reinventar nesse período, mudar de área de atuação, então imagine se estivéssemos de portas fechadas... Isso levou o Pará ao 1° lugar no Brasil no ranking estabelecido pelo BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] no quesito abertura de empresas”, disse a presidente.

Texto e fotos: Esperança Bessa (Ascom TCE-PA)

 

 

WhatsApp Image 2021 11 25 at 09.37.34 1

Deputado Federal Celso Sabino, deputada estadual Nilse Pinheiro, Carlos Xavier, presidente da Faepa, Cilene Sabino, presidente da Jucepa,
José Fernando Gomes Jr, secretário da Sedeme, Conselheiro Cipriano Sabino e Sebastião Campos, presidente do Fecomércio

 

WhatsApp Image 2021 11 25 at 09.37.34

René Sousa Júnior, secretário de Estado da Fazenda, deputada estadual Nilse Pinheiro e o Conselheiro Cipriano Sabino

 

WhatsApp Image 2021 11 25 at 09.37.33

O conselheiro Cipriano Sabino em seu discurso na abertura do evento

 

WhatsApp Image 2021 11 25 at 09.36.01

Sônia Maria Cavalcante Mendes (ao centro), homenageada pelos 30 anos de trabalho como servidora da Jucepa

 

WhatsApp Image 2021 11 25 at 09.34.43

Empresário Sebastião Campos, deputado Celso Sabino, deputada Nilse Pinheiro, Cilene Sabino, presidente da Jucepa e o conselheiro Cipriano Sabino