Ouvidoria Day destaca relevância das ouvidorias dos Tribunais de Contas no Brasil

No dia 16 de março, data em que se comemora o Dia do Ouvidor,  foi realizado o "Ouvidoria Day", evento que conta com o apoio do Comitê das Ouvidorias, Corregedorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB), e realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte e sua Ouvidoria, em ação conjunta com as Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil.  A iniciativa tem abrangência nacional e destaca a importância das Ouvidorias como instrumento de controle social e sua contribuição para o fortalecimento da democracia, por meio da participação da sociedade.

Integrante do Comitê, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) apoiou a ideia do "Ouvidoria Day", que contou com exposição "A Ouvidoria e o Ouvidor", pelo ouvidor geral do TCE-PR, Patrick Machado; palestra magna "A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a sua aplicação na Administração Pública: desafios e perspectivas", proferida pela professora Adriana Carla Silva de Oliveira, pós-doutora em Direito e doutora em Ciência da Informação; e a palestra de encerramento "Cidadania Organizacional e Governo Aberto", conduzida pela coordenadora da Ouvidoria do TCE-GO, Nara Rodrigues.

Quem quiser assistir à programação do "Ouvidoria Day", basta acessar o endereço https://www.youtube.com/watch?v=DVYgwdZVxKM.

TCE-PA - No âmbito da Corte de Contas paraense, a Ouvidoria mostra-se como importante meio de comunicação entre o Tribunal de Contas e a população. A Ouvidoria do TCE-PA funciona efetivamente desde 2015, tendo atendido a mais de três mil demandas, entre sugestões, elogios, reclamações, esclarecimentos, orientação técnica, pedido de acesso à informação, comunicação de irregularidade, denúncias e solicitações de providências. 

Desde 2020, as demandas da Ouvidoria são integralmente processadas por meio digital, a partir da implantação do processo eletrônico e-TCE no Tribunal, garantindo maior agilidade no atendimento aos cidadãos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
 
Em 2021, a Ouvidoria do TCE obteve índice de resolutividade de 98,72%, obtido com o apoio de diversas áreas do Tribunal, e índice de satisfação de 93,15%. Além disso, mais de 97% dos usuários disseram que voltariam a consultar a Ouvidoria do TCE, evidenciando a confiança da população no serviço prestado pela unidade. 
 
Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta acessar a página da unidade no Portal do TCE-PA ou utilizar um de seus canais de atendimento.
 
Texto: Ascom TCE-PA