Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Cidadão encerra atividades do ano com ação solidária em escola pública de Mosqueiro

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honorato Filgueiras, localizada no Distrito de Mosqueiro (Belém), foi cenário da última edição do Programa TCE Cidadão, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), realizada no último dia 14.

Denominado de TCE Cidadão Solidário, foram entregues 440 cestas básicas, doadas por membros, servidores e colaboradores da Corte de Contas, além de equipamentos esportivos à comunidade escolar.

De acordo com a diretora Arneide Carvalho, o estabelecimento de ensino tem 760 alunos matriculados.

Uma palestra sobre cidadania e controle social foi ministrada pela auditora de controle externo Andréia Cavalcante. Interagiram os estudantes Gabriel Hideki e Samuel Soares, alunos do 2° ano do Ensino Médio, que fizeram questionamentos sobre como o TCE garante a transparência dos gastos do estado e quais os critérios utilizados pelo TCE para proceder com as fiscalizações, as que foram respondidas pela facilitadora.

No total, foram entregues bolas de futebol, de basquete e de vôlei; kits de tênis de mesa; rede de vôlei e de tênis de mesa; jogos de camisas de futebol; mesas de pingue-pongue e cesta de basquete, como forma de estimular a prática desportiva.

A escola pública também recebeu dois livros - Canoa de Promesseiros, sobre a exposição de barquinhos de miriti durante a quadra nazarena; e a Trilogia, que conta a história do Tribunal até os dias de hoje - ofertados pela Assessoria de Cerimonial e Relações Institucionais do TCE-PA.

O diretor regional de ensino do município de Santa Bárbara, Luiz André Malato, que estava presente, agradeceu a parceria do TCE com a escola, afirmando que "esse tipo de ação cria um vínculo de amizade entre o órgão e a comunidade".

Estiveram presentes a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Carmen do Carmo, que coordena o Programa TCE Cidadão, e a chefe da Assessoria de Cerimonial e Relações Institucionais, Dione Guimarães, e servidores do Tribunal.

TCEsolidarioA15.12.2023

TCEsolidarioB15.12.2023