Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE Pará investe em modernização e melhorias na fiscalização

 

Para o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o ano de 2023 foi repleto de realizações que colaboraram para o crescimento institucional.

A Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes atualmente conduz o Tribunal de Contas ao lado do Conselheiro Fernando Ribeiro (Vice-Presidente) e do Conselheiro Luís Cunha (Corregedor).

No primeiro ano de gestão (Biênio 2023-2024), constatou-se expansão do número de processos apreciados e julgados (3.515 processos em 93 sessões plenárias), bem como a consolidação do Plenário Virtual com 11 sessões, otimizando a apreciação e julgamento de 1.453 processos.

No total, o TCE-PA determinou a devolução de mais de 11 milhões aos cofres públicos, confirmando a atuação do Tribunal de Contas no zelo pela regular aplicação dos recursos do erário estadual conforme as demandas da sociedade paraense.

No campo tecnológico, a Corte de Contas paraense, está introduzindo a inteligência artificial no controle externo para identificação e extração estruturada das publicações de transferências voluntárias no DOE, otimizando o monitoramento destes atos. Também está em desenvolvimento o módulo de transferências voluntárias no e-Jurisdicionado, permitindo o acompanhamento e a fiscalização dessas transferências desde a fase de celebração como órgão concedente até a sua prestação de contas. Outra importante inovação em 2023 foi a criação do Painel Siafem, o qual fornece informações gerenciais sobre a execução orçamentária e financeira dos órgãos estaduais em diversos níveis de classificação, além de detalhar notas de empenho e ordens bancárias. Os dados são importantes para o planejamento e execução de fiscalizações eficazes, garantindo maior agilidade na produção de informações úteis aos trabalhos da Secex. Seguindo o processo de evolução tecnológica, as auditorias programadas no Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2024 serão realizadas utilizando o novo Módulo de Auditoria do Sistema Fiscalis, que facilita o alinhamento dos trabalhos às Normas Brasileiras de Auditoria Aplicada ao Setor Público – NBASP.

Uma das ações de destaque conduzidas pelo TCE no Pará em 2023 foi a Operação Educação, realizada nacionalmente pelos Tribunais de Contas estaduais e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), tendo sido avaliadas condições de 30 escolas do estado, observando aspectos de infraestrutura, segurança e higiene. O resultado será utilizado como oportunidade de melhoria nas unidades de ensino na rede pública.

No tocante à transparência, o Tribunal de Contas destacou-se ao receber o selo diamante de transparência pública, concedido pela Atricon e instituições parceiras, dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

Um dos três eixos da atual gestão, a sustentabilidade, também apresentou avanços no TCE, por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS), tendo, entre as suas principais ações, o projeto TCE Sustentável, com portal exclusivo, bem como o selo “Documento 100% digital”, o qual incentiva a criação de arquivos em formato exclusivamente digital, com vistas à economicidade e ao consumo consciente de papel.

Com finalidade de oferecer serviços de excelência aos seus jurisdicionados e à população, sob coordenação da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), observa-se o enfoque oferecido à capacitação de servidores públicos, por meio dos Programas de Interiorização “Conversando com o Controle Interno”, tradicionalmente promovido pelo TCE-PA há 17 anos. Em agosto de 2023, ocorreu pela primeira vez em Altamira, na Região Xingu, com participação de 500 jurisdicionados de 23 municípios, e em outubro seguinte,  aconteceu em Cametá, Região do Baixo Tocantins, contando com a participação de mais de 450 inscritos oriundos de 20 localidades distintas, inclusive de fora do estado.

Em 2023, a Ecav deu continuidade aos projetos TCE Cidadão nas Escolas, TCE Cidadão Universitário e TCE Cidadão Comunidade, que contaram com a participação de 1.731 pessoas, entre estudantes de escolas do ensino médio e fundamental (1.058), universitários (354) e membros de comunidades visitadas (319), por meio de ações nas Escolas nos municípios de Alenquer, Belterra, Santarém, Altamira, Marabá, Ananindeua, Cametá e Marituba; além das Usinas da Paz dos bairros da Cabanagem, Jurunas e Terra Firme, em Belém, e nos municípios de Ananindeua, Parauapebas e Marituba.

Fortalecendo a comunicação do TCE-PA com o cidadão, a Ouvidoria obteve 100% de satisfação do público quanto ao atendimento; e 98,67% de resolutividade, dentro do prazo regulamentar de 30 dias, das demandas recebidas no período de 1º de janeiro a 7 de dezembro. Vale lembrar que a Ouvidoria do TCE-PA recebe solicitações de informações, orientações técnicas e providências, além de reclamações, elogios, comunicação de irregularidades e denúncias relacionadas à atuação de órgãos estaduais sob a jurisdição do Tribunal de Contas. As manifestações podem ser registradas pelo Portal do TCE, no endereço www.tcepa.tc.br/ouvidoria.