Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

Escola de Contas Alberto Veloso celebra 15 anos de história no TCE-PA

 

No dia 30 de novembro, a Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) completa 15 anos com muitas realizações para celebrar e novos projetos a serem concretizados nos próximos meses. Para comemorar o aniversário da Ecav, haverá uma exposição de registros fotográficos dos principais eventos da unidade ao longo de sua trajetória no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego e a entrega de blocos de papel personalizado com selo comemorativo pelos 15 anos.

De acordo com a diretora da Escola, Kassya Bengtson, o evento abre um ano comemorativo que contará com o lançamento do novo Portal da Ecav na internet, a modernização do TCE Cidadão, também com novo site, a criação de trilhas de aprendizagem aos servidores do TCE-PA e a oferta de novos programas de capacitação, entre outras ações.

“Muitos projetos serão lançados no ano comemorativo pelo aniversário de 15 anos da Ecav, todos buscando a integração entre tecnologia, capacitação e conhecimento, marca da gestão da Conselheira Presidente Lourdes Lima, que é a inovação. O servidor poderá ter mais contato com aquilo que ele precisa ter de conhecimento para fazer seu trabalho da melhor maneira possível”, informa a diretora.

A Ecav foi criada durante a presidência do Conselheiro Lauro de Belém Sabbá, por meio da Resolução nº 17.278, de 30 de novembro de 2006, a partir da adesão do TCE-PA ao Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios brasileiros (Promoex).

A unidade foi instituída com o objetivo de promover ações de capacitação e de qualificação profissional dos servidores, de difundir conhecimento aos gestores públicos e contribuir para a efetividade do exercício do controle externo.

A Escola veio com a proposta de construir uma Administração pública norteada pela ética e atuante em prol de uma sociedade caracterizada pelo exercício pleno da cidadania. A Ecav baseia suas atividades em conceitos como o profissionalismo, a integração, a proatividade, a inovação e a sustentabilidade. Entre os seus principais projetos estão o TCE Cidadão, o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, o Programa Conversando com o Controle Interno e o Projeto Sexta da Integração.

Homenagem - Na sessão plenária de 9 de setembro de 2010, por meio da Resolução nº 17.893/2010, de autoria do Conselheiro Nelson Chaves, foi aprovada a denominação da Escola de Contas com o nome “Alberto Veloso”, em homenagem ao ex-servidor do TCE-PA, falecido em 2010.

Em 26 de abril de 2012, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 81/2012, estando subordinada à Presidência do TCE-PA, com o apoio do Conselho Consultivo. Ao longo desses anos, o Conselho Consultivo foi imprescindível para os avanços da escola, tendo a participação, em sua composição, dos Conselheiros Rosa Egídia e Luis Cunha, da Conselheira Substituta Milene Cunha, do Conselheiro Substituto Daniel Mello, do Conselheiro aposentado Nelson Chaves, das secretárias de Gestão de Pessoas Alice Loureiro, Ana Maria Garcia e Lia Pessoa, bem como os servidores Francisco Rodrigues da Silva Filho e Leda Mara Monteiro. Estiveram à frente da direção da ECAV as servidoras Vera Fidalgo, Mariúcia Lacerda, Geo Damasceno, Karla Bengtson, Eliana Ecila Gomes e, atualmente, Kassya Bengtson.

Segundo Kassya Bengtson, para o TCE-PA é de extrema relevância a existência de uma escola de contas na instituição, o que demonstra a preocupação institucional com a capacitação contínua de seus servidores. “A Escola de Contas tem uma força institucional muito grande neste sentido. É muito importante o Tribunal de Contas do Estado do Pará mostrar a sua dedicação e seu compromisso com a capacitação constante de seus servidores por meio da Escola de Contas”, destaca Kassya.

Com o advento da Escola, o TCE-PA coloca à disposição de seu corpo funcional e de seus jurisdicionados mais um instrumento para o aperfeiçoamento da Gestão Pública, ressaltando a sua vocação formativa e orientativa, promovendo a interação e a aproximação com a sociedade, com o significativo apoio dos servidores da Ecav, servidores facilitadores e parcerias, que vêm sendo estabelecidas ao longo dessa trajetória de conquistas.