Escola Universitário Comunidade Números do TCE Cidadão Contatos Galeria do TCE Cidadão Facebook do TCE PA Instagram do TCE PA Twitter do TCE PA Youtube do TCE PA Página Inicia

TCE-PA determina nova devolução e comunica participação no III CITC, a assinatura de protocolo de intenções pela Primeira Infância e eleições de Conselheiros para as Diretorias do IRB, Atricon e Audicon

Na sessão plenária de quinta-feira, 7, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) estabeleceu obrigação à empresa de devolver ao erário R$ 41.098,02, a serem atualizados, em julgamento de tomada de contas especial. O valor a ser ressarcido será acrescido de juros até ser efetivamente recolhido à Fazenda Pública. Aplicou-se também multa regimental no valor de R$ 4 mil pelo débito constatado com o estado.

Pauta administrativa - O Tribunal Pleno aprovou proposta de Resolução que autoriza a celebração de novo acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como interveniente a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), cujo objeto é a oferta de vagas no curso de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Profissional de Direito na UFPA.

Na mesma sessão, a Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, informou a assinatura do Protocolo de Intenções para a Primeira Infância, em cerimônia ocorrida na terça-feira, 5, no Hotel Grand Mercure, em Belém, dentro da programação que marcou o encerramento do Projeto “CAPACITação” 2023, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA). A adesão ao Protocolo é um compromisso da instituição em prol da formulação e execução de políticas públicas para crianças com até seis anos de idade.

Outro informe dado durante a sessão plenária foi a participação do TCE-PA no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), realizado de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Durante o evento, a Conselheira Presidente Rosa Egídia foi eleita como a nova integrante da Diretoria da Vice-Presidência de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) no biênio 2024-2025.

Também durante o III CITC, o Conselheiro Ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira, foi reeleito para compor a Diretoria de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no próximo biênio.

Já a Conselheira Substituta do TCE-PA Milene Cunha ocupará o cargo de secretária-geral da Atricon. Milene Cunha ainda exercerá a Presidência da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

O Pleno parabenizou os representantes da Corte de Contas paraense pela eleição nas respectivas entidades de grande relevância para o controle externo nacional, desejando sucesso ao longo de suas gestões.

A Conselheira Presidente do TCE-PA fez, ainda, convite aos membros e servidores para que participem do TCE Cidadão Solidário, que ocorrerá no distrito de Mosqueiro, no dia 14, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honorato Filgueiras. A campanha visa arrecadar cestas básicas para as famílias dos estudantes, além de equipamentos esportivos, como jogos de camisas de time de futebol e bolas, dentre outras, que atenderão aos alunos da escola e à comunidade local. As doações podem ser feitas até o dia 13 deste mês.