TCE-PA celebra Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) foi marcado pela alegria, música e distribuição de brindes a todas as servidoras, colaboradoras terceirizadas e estagiárias da Corte de Contas. Celebrada mundialmente no dia 8 de março, a data representa a constante luta das mulheres por reconhecimento profissional e igualdade de direitos em todos os níveis da sociedade.

A Conselheira Presidente Lourdes Lima fez questão de felicitar as servidoras no início da programação, lembrando um pouco a respeito de sua história como mulher de personalidade firme e de coragem que venceu diversos obstáculos que se apresentaram em sua jornada.

“Eu, sendo uma menina do interior, não tinha medo do desafio. Eu tive uma grande mulher, muito importante na minha vida, a minha mãe. Foi nesse tripé em que me baseei: a minha mãe me ensinou a orar, a amar e a não ter medo. Quero deixar essa mensagem às mulheres e também aos homens que têm as suas esposas, filhas e namoradas: que nós possamos nos apoiar neste tripé e assim apoiar às nossas famílias”, disse a Presidente do TCE-PA.

A Conselheira Vice-Presidente Rosa Egídia Lopes também deu os parabéns a todas as servidoras do TCE, ratificando a relevância da data e contando um pouco da trajetória familiar, que teve como um de seus pilares sua avó, uma imigrante que chegou para construir a vida em Belém do Pará ao lado do marido, e assim formou uma bela família com oito filhos, alicerçada em valores seguidos até hoje pelos seus descendentes.

O Corregedor do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro, parabenizou todas as mulheres pela data celebrada em todo o mundo e contou um pouco sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, nascido em uma época em que as mulheres não possuíam direitos políticos e viviam em extrema desigualdade com os homens.

O Conselheiro falou sobre a realidade das mulheres no TCE, que se mostra como um cenário diferente, havendo a presença feminina em diversos cargos de chefia, sendo inclusive liderado por duas mulheres: a Conselheira Lourdes Lima, como presidente da Corte de Contas; e pela Conselheira Rosa Egídia Lopes, atual Vice-Presidente do Tribunal.

A auditora de Controle Externo Ellen Margareth da Rocha Souza, da Secretaria de Gestão de Pessoas, fez um breve pronunciamento em nome de todas as servidoras do TCE-PA, lembrando que há muito o que se comemorar no Dia Internacional da Mulher. “Parabéns a todas as guerreiras, nós, mulheres, mães, irmãs e filhas, que são os papeis de todas nós”, disse a servidora.

Segundo a assessora Katherine Pedrosa, do Gabinete do Conselheiro Odilon Teixeira, a mulher exerce diversos ministérios na sua vida, tendo sido capacitada por Deus para isso. “Acho muito importantes todas as conquistas que a mulher teve até os dias de hoje e somos gratas a Deus acima de tudo por desempenharmos tantos papeis em nossa vida”, declarou.

Na avaliação da subsecretária de Tecnologia da Informação do TCE-PA, Leda Mara Monteiro, o Dia Internacional da Mulher para as mulheres da área de TI, onde são minoria, é um dia relevante no qual podem mostrar o trabalho realizado. “Nós precisamos ser valorizadas e precisamos ter muito mais mulheres na área de TI lutando pelo nosso espaço. Aqui no TCE somos reconhecidas. É muito bom trabalhar no TCE porque nós temos a nossa Presidente (Conselheira Lourdes Lima), a nossa Vice-Presidente (Conselheira Rosa Egídia) e todos os nossos servidores que valorizam o trabalho das mulheres”, enfatizou Leda Mara.

História – Oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 70 do século XX, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta das mulheres pela igualdade e valorização social, além de ser um marco na mobilização feminina contra o machismo e a violência.