Unidades de conservação: TCE-PA sedia “Oficina de Consolidação da Auditoria Coordenada pelo TCU”. Pará é líder em áreas de preservação

O TCE-PA sediará no período de 05 a 09 de agosto a “Oficina de Consolidação da Auditoria Coordenada em Unidades de Conservação”. O evento é uma iniciativa dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Pará (TCE-PA), com o apoio da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV).


Representantes dos dois tribunais e dos TCs dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e do Acre também confirmaram presença na oficina, cujo objetivo é apresentar os achados da Auditoria Operacional realizada na região amazônica pelos Tribunais de Contas participantes, sob a coordenação do TCU.


Atualmente o Brasil sedia 74% das áreas protegidas do mundo e é o País que mais possui Unidades de Conservação (UC) terrestres, com 247 somente na Amazônia, as quais ocupam 1,1 milhão de km². Este número representa 73% da área total das unidades de todo o Brasil. O Pará é um dos líderes em áreas de preservação, pois possui vinte e seis unidades de conservação que juntas somam 396.269 km².


As UCs escolhidas mediante técnicas de amostragem foram: APA da Ilha do Combú; Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (REVIS); Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA); APA Paytuna e APA Triunfo do Xingu. Em todas foram realizadas visitas de campo, entrevistas, questionários online, análise documental, dentre outras tarefas.


Durante a programação da oficina, a equipe técnica da Secretaria de Controle Externo (Secex) composta pelos servidores Cleyce das Graças Cunha de Souza, Bruno Lobato Cardoso, Felipe Freire Monteiro, Francimary de Souza Almeida, Isabela da Rocha Ribeiro e Maria Betânia Martins Pinheiro, sob a orientação e relatoria do conselheiro Cipriano Sabino, irá apresentar os resultados coletados.