III CITC reúne servidores de Tribunais de Contas para o aprimoramento do controle externo

Secretários, assessores e servidores de áreas estratégicas de Tribunais de Contas de todo o Brasil trocaram experiências a respeito de práticas de sucesso em suas instituições durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), realizado desde o dia 28 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O secretário geral do TCE-PA, José Tuffi Jr., compôs o grupo de servidores que participou do Encontro Técnico de Jurisprudência dos Tribunais de Contas do Brasil (VIII Juristcs). Ele também compareceu à oficina ”O apagão das canetas: fato ou fake?”, à conferência magna “Irreal: Por que as Fake News vão piorar - e como proteger a democracia”, à conferência magna "O diálogo possível: Por uma reconstrução do debate público brasileiro"; e ao painel “Controle externo e controle social: um diálogo necessário na era digital”.

A secretária de Planejamento e Gestão Estratégica do TCE-PA, Lilian Bendahan, e a auditora de controle externo Monique Farias apresentaram a Política de Governança do Tribunal, o processo de instalação de Comitê e do Plano de Logística Sustentável (PLS) durante a reunião do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), ocorrida na terça-feira, 28.

Elas também participaram das reuniões dos Comitês de Governança e da Primeira Infância, na qual o Conselheiro Luís Cunha expôs as ações efetivas do TCE-PA já realizadas em favor do público infantil de zero a seis anos.

No mesmo dia, a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Carmen Lúcia do Carmo,  as auditoras de controle externo Vanessa Galvão e Renise Xavier e a assessora Eliana Ecila Gomes e Silva assistiram às apresentações do XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas). A programação foi aberta com o lançamento do livro “História do ensino no Ceará”, do autor Plácido Aderaldo Castelo. No total, foram realizadas três sessões temáticas que abordaram o credenciamento das escolas junto ao MEC, o projeto Cientista Chefe e as ferramentas digitais.

O XIV Educontas teve ainda a mesa-redonda “As Escolas de Contas no novo cenário da Inteligência Artificial”, a apresentação do case “Disciplina Eletiva Controle Social das Contas Públicas nas Escolas de Ensino Médio Públicas do Ceará” e a palestra “Desafios para a gestão pública brasileira do século 21 e o papel das Escolas de Contas”.

A secretária de Controle Interno, Andrea Xerfan, esteve na reunião técnica do Comitê de Corregedorias, Ouvidorias, Controles Internos e Social do IRB, o qual discutiu ações para contribuir com o desenvolvimento do controle interno nos TCs, por meio da transparência, eficiência e da correta prestação de contas. A reunião foi liderada pelo Conselheiro Gilberto Jales, do TCE-RN, e estiveram presentes representantes dos controles internos do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos TCEs dos demais estados federativos.

No dia seguinte, 29, a titular da Secretaria de Controle Externo do TCE-PA, Ana Paula Maciel, integrou a reunião dos Secretários de Controle Externo dos Tribunais de Contas. Na ocasião, cada participante fez o relato sobre os avanços alcançados na realização da atividade-fim das Cortes de Contas, os desafios a serem superados e expectativas para o futuro.

A chefe do Cerimonial do TCE-PA, Dione Guimarães, e o servidor Robenil Costa, estiveram no Encontro dos Cerimoniais dos TCs, promovido também no dia 29. A secretária de Tecnologia da Informação, Leda Mara Monteiro, prestigiou programação relacionada ao uso da inteligência artificial nas tarefas diárias das organizações públicas e privadas.

O diretor da Corregedoria Max Ney Parijós e a auditora Andréa Cavalcante também participaram das atividades do III CITC, juntamente com a equipe da Ouvidoria do TCE-PA.

Representando a Ouvidoria, compareceram o Conselheiro Ouvidor Odilon Inácio Teixeira e os servidores José Ribamar Moura e Olga Benário de Oliveira. Na ocasião, os servidores participaram das reuniões do Comitê de Estudos e Sistematização da Administração Pública e do Comitê das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social, ambos do IRB. Também estiveram presentes em oficinas como “Ciência de Dados e Inteligência Artificial: como os Tribunais de Contas estão vivendo essa revolução?” e “Como utilizar a inteligência artificial para potencializar as ferramentas de comunicação?”. Além disso, puderam assistir a algumas das palestras e painéis do conjunto denominado “Encontros com o futuro”.

As auditoras de controle externo Soliane Fernandes Guimarães, coordenadora de pagamento da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), e Carla Ledo, coordenadora de Desenvolvimento e Competência da mesma secretaria, representaram a unidade no XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos TCs, assistindo às oficinas "A arte de motivar e engajar pessoas" e "Comunicação (Teoria e Prática)" e à apresentação de boas práticas dos Tribunais de Contas do Mato Grosso (MT) e do Mato Grosso do Sul (MS) voltadas para a qualidade de vida.

Já a chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas, Mara Barcellos, participou da oficina “Como utilizar a Inteligência Artificial para potencializar as ferramentas de comunicação”. Ministrada pela jornalista Daniela Pereira e pela publicitária Dominique Thomaz, a oficina mostrou como pode ser aplicada a IA nas atividades profissionais das instituições.

Eleição - A Conselheira Substituta Milene Cunha participou como mediadora da oficina “Desafios dos Tribunais de Contas na Construção da Igualdade de Gênero” na quarta-feira, 29. No mesmo dia, Milene Cunha foi eleita como presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e como secretária-geral da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para o biênio 2024-2025.

secretariasecexB02.12.2023

secretariasecexA02.12.2023