Serzedello Corrêa

delimitador


150 anos de Nascimento (2008) 

"Como Ministro da Fazenda, uma das minhas maiores criações foi a do Tribunal de Contas". 

Assim se expressou o paraense INNOCENCIO SERZEDELLO CORREA, que, se vivo fosse, completaria, em 16 de junho de 2008, 150 anos de vida (sesquicentenário). Responsável pela instalação do Tribunal de Contas, faleceu em 05/06/1932. Seus restos mortais foram trasladados do Rio de Janeiro para o Hall do Tribunal de Contas do Estado do Pará, em 10/11/1982. Nesse local, também se encontra busto representativo de sua ilustre figura.

Innocêncio, empresta seu nome para a unidade de preparação e educação continuada dos servidores do Tribunal de Contas da União, denominada Instituto Serzedello Corrêa (ISC). Para celebração do Sesquicentenário de Serzedello Corrêa, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, em parceria com o Tribunal de Contas da União, realizará evento comemorativo, para marcar os 150 anos de seu nascimento, enfatizando sua importância para a Instituição Tribunal de Contas. Houve um calendário de eventos que compuseram o ano do Sesquicentenário.


50 anos de falecimento (1982)

De Serzedello, o homem público, ha que nos referirmos, pondo a modéstia de lado, 4ª edição especial da REVISTA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARA, n° 25 - ano XIV - 1984, “Comemorativa do cinquentenário de morte do Dr. Innocêncio Serzedello Corrêa”, editada sob os auspícios da Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo do Estado e lançada no mesmo ano, em ato solene, sob a presidência do Governador do Estado no Palácio Lauro Sodré, sede do Governo.

O seu conteúdo, de nossa autoria, vazado em trezentas e quarenta páginas, perfila Serzedello Corrêa na sua vida pública, ilustrando-a com fotografias e farto documentário fac-similado, inédito até então, doado ao Tribunal pelo Dr. Armando Serzedello Corrêa, filho do homenageado, através do prof. Clóvis Silva de Moraes Rêgo.

Dentre essa documentação vale referirmos os atos de nomeação de Serzedello para os altos postos que assumiu, firmados pelo Imperador D. Pedro II, pelos presidentes Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, suas certidões de batismo, de casamento e óbito, seu Curriculum vitae, seu testamento, etc.

Referência especial fazemos ao seu depoimento pessoal: A VERDADE SOBRE A PROCLAMAGAO DA REPUBLICA, dado ao jornal Correio da Manhã, na edição de 26.11.1916, no Rio de Janeiro, o qual transcrevemos as páginas 50 e seguintes desse esboço biográfico a que chamamos SERZEDELLO CORREA - Paraense Ilustre, objeto da supra- referida Edição Especial da Revista do Tribunal. (Fonte: Notícia Histórica, v. 2, p. 407-410). 


 Museu Serzedello Corrêa (1982)

A Resolução nº 10.100, de 26 de novembro de 1982, cria o Museu “Serzedello Corrêa”, que reunirá o acervo pertencente ao Dr. Innocêncio Serzedello Corrêa e será instalado no edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará. (Fonte: Revista TCEPA, nº 25, p. 196-207).


Transladação dos restos mortais de Serzedello Corrêa (1982)

A ideia de transladar os restos mortais do Dr. Innocêncio Serzedello Corrêa do Rio de Janeiro para Belém partiu do Conselheiro Emílio Uchôa Lopes Martins, em 1973, quando aqui se realizou o VII Congresso de Tribunais de Contas do Brasil.

No conhecimento deste desejo cívico, já encampado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará, a delegação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia levantou e o Plenário do Congresso aprovou uma moção de aplausos por tão feliz iniciativa, no dizer da proposta baiana.

Iniciou-se aí a vinda, para Belém, dos despojos do Patrono deste Tribunal. Essa foi a semente que germinou durante os anos seguintes, até 1982, quando sob a Presidência da Conselheira Eva Andersen Pinheiro o Pleno do Tribunal decidiu promover o evento, uma vez que os doutores Armando Brisson Serzedello Corrêa e Jayme Saint Brisson Serzedello Corrêa, filhos do ilustre paraense haviam autorizado que se fizesse a transladação. (Fonte: Notícia História, v. 2, p. 419-222; e Revista TCEPA, nº 25, p. 55-61/122-210).


114 anos de Nascimento (1972)

Em 16 de junho de 1972, data do 114º aniversário de nascimento de Serzedello Corrêa, o TCE promoveu o lançamento do livro “Um Republicano: a vida de Innocêncio Serzedello Corrêa”, escrito por Eurico Serzedello Machado. Na ocasião, esteve presente Armando Serzedello Corrêa, filho de Innocêncio. (Fonte: Revista TCEPA, nº 25, p. 84-90).


Palácio Serzedello Corrêa (1970)

Por proposição do Conselheiro Elias Naif Daibes Hamouche, materializada nas Resoluções n°s. 3.744, de 11.09.1970 e 5.418, de 14.09.1973, o Tribunal, homenageou a memória de Innocêncio Serzedello Corrêa, denominando o edifício sede de “PALÁCIO SERZEDELLO CORRÊA”. Na solenidade da aposição da placa denominativa do edifício sede do Tribunal estiveram presentes o Dr. Armando Serzedello Corrêa, filho de Serzedello Corrêa, e o Dr. Eurico Serzedello Machado, seu sobrinho. Faz-se importante, também, registrar nesse acontecimento a oferta da família ao Tribunal, do busto de Serzedello, talhado em bronze pela escultora paraense Julieta Franca, datado de 1900. A esta peça acrescenta-se o valor de ter sido a mesma oferta do povo do Pará a Serzedello [em sua eleição a Deputado Federal]. (Fonte: Revista TCEPA, nº 25, p. 67-71)


74 anos do nascimento (1932)

Innocêncio Serzedello Corrêa, faleceu em 5 de junho de 1932. Seus contemporâneos ainda o homenagearam em 16 de junho do mesmo ano, no dia em que o republicano paraense completaria 74 anos, quando a Prefeitura de Belém mandou assinalar com uma placa, a casa em que Serzedello Corrêa nasceu, na atual Travessa Padre Eutíquio nº 417. (Fonte: Revista TCEPA, nº 25, p. 84-90)